Please reload

Tags
Destaque

Mapa Mental: John Locke

November 19, 2019

1/10
Please reload

Questões: Revolução Russa

Arquivo com todas as questões sobre Revolução Russa, clique aqui para baixar (109 questões).

 

 

01 - (UNESP SP/2007)   

A Rússia, madura para a revolução social, cansada de guerra e à beira da derrota, foi o primeiro dos regimes da Europa Central e Oriental a ruir sob as pressões e tensões da Primeira Guerra Mundial (...) tão pronta estava a Rússia para a revolução social que as massas de Petrogrado imediatamente trataram a queda do czarismo como uma proclamação de liberdade, igualdade e democracia direta universais. O feito extraordinário de Lenin foi transformar essa incontrolável onda anárquica popular em poder bolchevique.

(E. J. Hobsbawm, Era dos extremos.)

 

A partir do texto, explique as condições estruturais que permitem ao autor considerar a Rússia madura para a revolução social.

 

 

02 - (UNICAMP SP/2008)   

Alguns comunistas franceses encontravam conforto na idéia de que as atitudes de Stalin em relação aos opositores do regime político vigente na União Soviética eram tão justificadas pela necessidade quanto havia sido o Terror de 1793-1794, liderado por Robespierre. Talvez em outros países, onde a palavra Terror não sugerisse tão prontamente episódios de glória nacional e triunfo revolucionário, essa comparação entre Robespierre e Stalin não tenha sido feita.

(Adaptado de Eric Hobsbawn. Ecos da Marselhesa:

dois séculos revêem a Revolução Francesa.

São Paulo: Companhia das Letras,

1996, p. 67-68.)

 

a)    De acordo com o texto, o que permitiu aos comunistas a comparação entre os regimes de Robespierre e de Stalin?

b)    Quais os princípios políticos que definiam o regime soviético?

 

 

03 - (UEG GO/2008)   

São Petersburgo, cidade russa fundada pelo Czar Pedro, o Grande, no século XVIII, teve vários nomes: Petrogrado (1914), Leningrado (1924) e, novamente, São Petersburgo, em 1991. Todas essas mudanças estão relacionadas a importantes acontecimentos políticos que marcaram a história da Rússia no século XX.

Identifique esses acontecimentos.

 

 

04 - (PUC RJ/1995)     

A Revolução Russa de 1917 constituiu uma transformação profunda na história das sociedades ocidentais, na medida que rompe ao mesmo tempo com um modelo de sociedade aristocrática, a Rússia czarista, e com a unidade da economia capitalista.

Nesse contexto, a revolução de Outubro de 1917 pode ser caracterizada como:

a)    uma revolta camponesa contra as reformas capitalistas ocorridas na área rural desde o final do século XIX.

b)    um movimento de caráter proletário com o objetivo de depor o Czar Nicolau II.

c)    uma insurreição liderada pela burguesia russa contra o autocrático regime czarista; esse movimento foi sucedido pela revolução proletária de novembro.

d)    uma revolução proletária liderada pelos bolcheviques e sovietes contra o chamado governo provisório.

e)    um golpe de estado liderado por mencheviques e bolcheviques contra o czarismo.

 

 

05 - (PUC SP/2001)     

O período que separou a Primeira Guerra Mundial da Segunda Guerra Mundial caracteriza-se, entre outras coisas,

a)    pela radicalização política entre esquerda e direita; no primeiro caso, destaca-se a vitória do projeto bolchevique na Revolução Russa, no segundo, a ascensão do nazi-fascismo em várias partes da Europa.

b)    pelos contrastes econômicos no ocidente, havendo avassaladora crise econômica na Europa e tranqüilidade e progresso financeiro contínuo nos Estados Unidos e nos países latino-americanos.

c)    pela presença de governos democráticos e política exterior de neutralidade e autonomia em toda a América Latina, destacando-se o peronismo na Argentina, o varguismo no Brasil e o cardenismo no México.

d)    pelos constantes enfrentamentos políticos e armados entre defensores do predomínio militar norte-americano, representado pela OTAN, e os partidários da União Soviética, líder do Pacto de Varsóvia.

e)    pelas ações intervencionistas desenvolvidas por algumas das potências mundiais, manifestas, por exemplo, na presença francesa e inglesa no norte da África ou na participação norte-americana na Guerra do Vietnã.

 

 

06 - (FURG RS/2001)     

No movimento revolucionário russo de 1917, o soviet consistia em:

a)    uma organização sindical socialista.

b)    uma organização militar estalinista.

c)    um comitê formado por camponeses rebeldes, operários e soldados.

d)    um conselho burocrático popular.

e)    uma milícia formada por cossacos.

 

 

07 - (UFSE/2001)     

A Revolução Russa de 1917 constituiu-se em um desafio concreto à ordem burguesa e capitalista, na medida em que

a)    deu inicio á penetração das idéias marxistas na Europa Ocidental, terreno fértil entre os intelectuais de esquerda e entre as massas operárias.

b)    possibilitou a transformação da sociedade e das relações sociais de produção, extinguindo a propriedade privada e socializando os meios de produção.

c)    provocou desequilíbrios econômico-sociais no pais acelerando as transformações nas estruturas da sociedade e do processo de produção.

d)    promoveu o enfraquecimento da burguesia industrial, vinculada ao capital estrangeiro e representante dos interesses europeus na época.

e)    favoreceu a criação de uma consciência revolucionária entre o proletariado de todos os países da África.

 

 

08 - (UNIRIO RJ/1994)    

"TERRA, PÃO E PAZ". (Lênin)

Assinale a opção que apresenta corretamente um fator da crise que conduziu à Revolução Russa (1917).

a)    A vitória na guerra russo-japonesa (1905) ampliou o apoio popular do czar, que encerrou as manifestações revolucionárias com uma violenta repressão contra os mencheviques, conhecida como o "domindo sangrento".

b)    O lançamento do "Manifesto de Outubro" (1905), insaturando a monarquia constitucional parlamentar, que possibilitou a criação dos sovietes (conselho de trabalhadores) e significou uma tentativa de liberalização do regime, que, entretanto, não foi consolidada.

c)    O controle do Parlamento (Duma) pelos bolcheviques, após o assassinato do ministro Stolypin (1911), que favoreceu a gradativa diminuição dos poderes políticos do czar e sua submissão aos deputados do povo até a Revolução de 1917.

d)    A participação da Rússia na 1ª Guerra Mundial (1914-18), que recuperou a economia do país e permitiu ao czar abafar com sucesso as críticas da oposição e os movimentos armados contrários ao regime.

e)    A divulgação das "Teses de Abril", propostas pelos aristocratas (boiardos), as quais pregavam a ampliação das atribuições do parlamento, o fim dos sovietes e a cassação imediata dos deputados bolchevistas.

 

 

09 - (PUC PR/2003)    

A respeito da Revolução Socialista na Rússia e da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) é correto afirmar:

a)    A Revolução socialista que derrubou o Governo de Kerensky, o qual estabelecera uma república liberal-burguesa, exilou a Família Imperial Romanov em Paris.

b)    A Revolução Socialista chegou ao poder com a liderança de Lênin e Leon Trotsky e se empenhou em manter a Rússia na Primeira Guerra Mundial, fiel ao tratado da Tríplice Entente.

c)    Exceto a Comuna de Paris (1871), a Revolução Socialista na Rússia significou a instauração do primeiro governo inspirado na ideologia de Karl Marx-Frederico Engels.

d)    Após a morte de Lênin, Stálin triunfou na luta pelo poder com Trotsky e defendeu sempre a idéia da “Revolução Permanente”, de que deveria o modelo ser levado ao restante da Europa e ao mundo.

e)    A URSS terminou, como organização política, em 1945, quando terminou também a Segunda Guerra Mundial.

 

 

10 - (UESPI/2003)    

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Bolchevique de 1917 são parte do mesmo contexto de conflagração militar e política. Portanto, é correto afirmar que:

a)    A revolução de outubro de 1917 foi induzida de fora para dentro da Rússia, sendo apoiada sobretudo por generais cansados da guerra estrangeira contra a Alemanha;

b)    O desfecho da revolução guarda estreita relação com o desenrolar da guerra, notadamente os fracassos militares do exército do czar, que permitiu a morte de milhões de russos;

c)    O comunismo germânico acabou por se disseminar pela Rússia invadida, triunfando depois como movimento revolucionário local;

d)    A proclamação da República de Weimar, nas fronteiras russas, desperta o sentimento republicano, e também socialista, no povo russo, que proclamará a república soviética;

e)    O czar da Rússia aliou-se aos inimigos externos da Tríplice Aliança, e, internamente, entregou “todo o poder aos sovietes”.

 

 

 

_______________________________________________

 

GABARITO:

 

1) Gab:

Em primeiro lugar, cabe observar que os processos revolucionários são bastante complexos e que, sob pena de simplificação, é discutível comparar uma revolução a um produto que, em um certo momento, esteja "pronto para ser colhido". Portugal estava "maduro" para a Revolução de Avis? A França estava "madura" para a Revolução Francesa? A Rússia estava "madura" para a Revolução Russa?

Um processo revolucionário supõe, entre outros aspectos, um contexto de crise do sistema político vigente, a existência de uma oposição minimamente organizada que se propõe à tomada do poder, uma conjuntura interna que possibilite a canalização do descontentamento popular identificando-o à ineficiência do regime político vigente e, por fim, uma determinada conjuntura internacional propícia para que o movimento revolucionário não seja abortado.

Nesse contexto pode-se afirmar que o regime czarista estava passando por uma profunda crise de autoridade, as sucessivas derrotas no plano internacional, a política sistematicamente repressiva em relação às vozes discordantes, a crise econômica, o descontentamento popular e um conjunto variado de organizações políticas que se opunham ao regime vigente. Uma conjuntura internacional favorável – a Alemanha interessada em eliminar sua frente de guerra no Front Oriental – possibilitou a chegada de Lênin à Rússia em 1917 que catalisa as oposições e consegue derrubar o regime. A Rússia era e é o maior Estado em extensão territorial. Para consolidar o poder, os bolcheviques contavam com o apoio dos variados grupos de oposição ao czarismo. Terminada a guerra civil e consolidado o poder, os bolcheviques trataram de eliminar os demais grupos de oposição e fundaram um regime de partido único centralizado e autoritário.

 

 

2) Gab:

a)    Sendo o terror um instrumento a que o Estado recorre para se manter, podem ser feitas comparações entre o período de Robespierre e de Stálin. Durante o período de Robespierre, na fase mais radical da Revolução Francesa (1794), os julgamentos sumários no Tribunal Revolucionário e as execuções na guilhotina de opositores aos jacobinos possibilitaram a realização das reformas que o poder julgava necessárias.

No período Stálin (1924-1953), na União Soviética, algo semelhante ocorreu com os julgamentos de opositores da sua visão socialista, dos grandes expurgos no partido e das inúmeras execuções. Para os comunistas franceses, o terror justificava-se pela glória nacional e o triunfo revolucionário, tanto da Revolução Francesa como da Revolução Russa.

b)    A antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) era um estado centralizado e totalitário definido como uma ditadura de partido único, denominada "ditadura do proletariado". Na fase stalinista (1924-1953), houve um esvaziamento dos órgãos colegiados iniciais do período Lênin (1917-1924) e uma maior concentração de poderes no aparelho burocrático do Estado. Após o período de Stálin, o chamado processo de desestalinização não conseguiu diminuir o poder da burocracia, sendo considerado um dos motivos da desintegração da URSS.

 

 

3) Gab:

Pedro, o Grande, construiu São Petersburgo como parte do seu projeto de ocidentalização da Rússia, o que se evidencia pela utilização do nome da cidade em alemão. Durante a I Guerra Mundial, quando a Rússia estava em guerra com a Alemanha, o vocábulo alemão foi substituído por um vocábulo russo “Petrogrado”. Dez anos depois, o nome da cidade é mudado para “Leningrado”, em homenagem a Lênin, o principal líder da Revolução Bolchevista de 1917, que morrera em 1924. Em 1991, com a dissolução da URSS a cidade foi rebatizada de “São Petersburgo”. Portanto, o nome da cidade, inspirado em líderes políticos, relaciona-se diretamente aos principais acontecimentos que marcaram a história russa no século XX.

 

4) Gab: D

 

5) Gab: A

 

6) Gab: C

 

7) Gab: B

 

8) Gab: B

 

9) Gab: C

 

10) Gab: B

Please reload

© 2015 por História em Foco. Orgulhosamente criado por Jonatas Alexandre

  • Grey YouTube Icon
  • Instagram - White Circle
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W