Please reload

Tags
Destaque

Mapa Mental: John Locke

November 19, 2019

1/10
Please reload

Questões: Pré-História

 

Arquivo com todas as questões sobre Pré-História. Clique aqui para baixar.

 

 

 

01 - (FURG RS/2000)    

A agricultura surgiu, pela primeira vez, na:

a)     Ásia.

b)    Europa.

c)     Austrália.

d)    América.

e)    África.

 

 

02 - (FURG RS/2001)    

A domesticação de plantas e animais ocorreu no período denominado:

a)     Paleolítico Inferior.

b)    Paleolítico Superior.

c)     Neolítico.

d)    Calcolítico.

e)    Idade do Ferro.

 

 

03 - (PAS DF/2005)   

Observe abaixo a “Árvore Genealógica da Humanidade”.

 

(Fonte: CURTIS, Helena et all. Biology. 5.ed. New York Worth, 1989)

Analise as proposições abaixo, que expressam “características do Homo sapiens moderno”.

 

I.      Sua anatomia é muito semelhante à que temos hoje.

II.     Em curto espaço de tempo, ele se espalhou pelo mundo, povoando a Oceania e a América.

III.    A linguagem era a sua principal diferença em relação às outras espécies de hominídeos.

IV.    Embora desenvolvesse a linguagem, não soube aproveitar as conquistas anteriores, como o domínio do fogo e da fabricação de instrumentos.

V.     Foi predado pelas outras espécies de animais, não sobreviveu e se extinguiu.

 

A seguir, assinale alternativa que apresenta SOMENTE características verdadeiras do Homo sapiens moderno.

a)     I – II – III

b)    I – II – IV

c)     I – II – V

d)    II – III – IV

e)    III – IV – V

 

 

04 - (UFPB/2000)     

Em 1871, Charles Darwin afirmou, corretamente, que os seres humanos surgiram no mesmo continente em que vivem nosso parentes biológicos mais próximos - os chimpanzés e gorilas -, o que acabou por ser confirmado pelos cientistas do século XX.

O continente referido no texto corresponde à:

a)     Oceania.

b)    África.

c)     América.

d)    Europa.

e)    Ásia.

 

 

05 - (UFPB/2000)     

Acerca do estágio cultural conhecido como neolítico, considere as seguintes afirmações:

I.      Durante o neolítico, os homens estabeleceram uma nova relação com a natureza, cultivando plantas, domesticando animais e ocupando o espaço de florestas e outros ecossistemas naturais.

II.     Nesse estágio, as pessoas viviam em grupos pequenos e nômades, obtendo da caça e da coleta tudo aquilo de que necessitavam para a sua subsistência.

III.    O neolítico marca o surgimento de inovações culturais e sociais fundamentais, tais como a invenção da cerâmica e da metalurgia e a origem das aldeias sedentárias.

Está(ão) correta(s):

a)     apenas I e III.

b)    apenas II.

c)     apenas II e III.

d)    apenas I e II.

e)    todas.

 

 

06 - (UFPB/2000)     

Acerca da divisão entre História e Pré-História, é correto afirmar que se trata de um(a)

a)     divisão natural, já que os homens primitivos são selvagens e não merecem a qualificação de históricos, por não terem desenvolvido a civilização.

b)    processo interno ao conhecimento histórico que, não podendo compreender sociedades sem escrita, deixa a tarefa para outros cientistas.

c)     distinção social, indicando que as sociedades sem Estado e sem escrita estão fora da história.

d)    distinção cientifica que procura diferenciar as sociedades estáticas e imutáveis das sociedades dinâmicas e transformadoras.

e)    divisão convencional que utiliza a escrita como critério para distinguir as sociedades humanas para efeito do estudo da história.

 

 

07 - (UFPB/2001)   

Numa reportagem publicada na Revista Veja, em 21 de abril de 1999, é feita a seguinte constatação:

 

“Outro trabalho científico de destaque envolvendo a chegada do homem à América foi publicado no mês passado pela revista americana Science, uma das mais importantes do mundo na área. O estudo foi feito por dois geneticistas brasileiros, Sérgio Danilo Pena e Fabrício Santos, que confirmaram o parentesco genético entre tribos de seis países americanos (Brasil, Peru, Argentina, Colômbia, México e Estados Unidos) e um pequeno povoado nas Montanhas Altai, entre a Sibéria, na Rússia, e a Mongólia.”

 

A partir da citação, analise as hipóteses abaixo sobre a origem do homem no continente americano. A mais aceita pela historiografia e que, mais uma vez, foi confirmada pela pesquisa citada, é a hipótese da:

a)     origem autóctone que afirma ser o homem oriundo da própria América.

b)    origem polinésia que defende terem os grupos de homens saído das ilhas do Arquipélago Polinésio, em canoas rudimentares, atravessado o Oceano Pacífico e se estabelecido em diferentes locais da América.

c)     origem asiática que pressupõe a emigração sucessiva de grupos humanos provenientes da Ásia. Esses grupos teriam atravessado o estreito de Bering, que durante invernos rigorosos formava um istmo de gelo, possibilitando sua travessia a pé.

d)    origem africana que defende a vinda de sucessivos grupos de homens do continente africano. Esses homens teriam atravessado o Oceano Atlântico em canoas rudimentares e se instalado em vários pontos da América.

e)    origem fenícia que pressupõe uma migração dos fenícios para as Américas, atestada por antigas inscrições encontradas em pedras em vários locais do continente.

 

 

08 - (UFRN/2001)     

A prática da agricultura e a criação de rebanhos implicaram alterações nas sociedades neolíticas.

Nesse contexto, em diversas comunidades do Oriente Próximo, identifica-se, entre outras transformações, o(a):

a)     desenvolvimento de Impérios caracterizados pelo afastamento das tradições mítico-religiosas em favor de um pensamento racional e naturalista.

b)    ampliação das atividades lucrativas, como, por exemplo, o comércio realizado pelos estrangeiros e seus escravos nos domínios das diversas cidades.

c)     surgimento de uma prática política descentralizadora, que permitiu o livre desenvolvimento econômico das diferentes regiões ocupadas.

d)    diferenciação social baseada na riqueza e no poder, com o surgimento do Estado, instrumento de controle e apropriação dos recursos naturais.

 

 

09 - (UFSCAR SP/2000)     

Entre as transformações havidas na passagem da pré-história para o período propriamente histórico, destaca-se a formação de cidades em regiões de :

a)     solo fértil, atingido periodicamente pelas cheias dos rios, permitindo grande produção de alimentos e crescimento populacional.

b)    difícil acesso, cuja disposição do relevo levantava barreiras naturais às invasões de povos que viviam do saque de riquezas.

c)     entroncamento de rotas comerciais oriundas de países e continentes distintos, local de confluência de produtos exóticos.

d)    riquezas minerais e de abundância de madeira, condições necessárias para a edificação dos primeiros núcleos urbanos.

e)    terra firme, distanciada de rios e de cursos d’água, com grau de salubridade compatível com a concentração populacional.

 

 

10 - (UFRN/2001)     

A prática da agricultura e a criação de rebanhos implicaram alterações nas sociedades neolíticas.

Nesse contexto, em diversas comunidades do Oriente Próximo, identifica-se, entre outras transformações, o(a)

a)     desenvolvimento de Impérios caracterizados pelo afastamento das tradições mítico-religiosas em favor de um pensamento racional e naturalista.

b)     ampliação das atividades lucrativas, como, por exemplo, o comércio realizado pelos estrangeiros e seus escravos nos domínios das diversas cidades.

c)     surgimento de uma prática política descentralizadora, que permitiu o livre desenvolvimento econômico das diferentes regiões ocupadas.

d)     diferenciação social baseada na riqueza e no poder, com o surgimento do Estado, instrumento de controle e apropriação dos recursos naturais.

 

Please reload

© 2015 por História em Foco. Orgulhosamente criado por Jonatas Alexandre

  • Grey YouTube Icon
  • Instagram - White Circle
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W