Please reload

Tags
Destaque

Mapa Mental: John Locke

November 19, 2019

1/10
Please reload

Questões: Primeira Guerra Mundial

 

Arquivo com todas as questões sobre Primeira Guerra Mundial. Clique aqui para baixar 

(160 questões).

 

 

01 - (UERJ/2015)  

O patriotismo é o amor pelos seus; o nacionalismo é o ódio pelos outros.

Romain Gary (1914-1980)

Citado por Henri Deleersnijder.

O Globo, 28/07/2014

 

A frase do escritor francês Romain Gary ajuda a compreender como reivindicações de autonomia de povos e sociedades variadas acabam por ocasionar disputas territoriais e políticas.

Um exemplo dessa situação é a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), para a qual contribuiu o seguinte fator:

 

a)      difusão do domínio soviético

b)      expansão do ideal pangermânico

c)      agravamento das crises balcânicas

d)      crescimento das ações antissemitas

 

 

02 - (USP/2015)  

Em 2014, vários eventos em todo o mundo têm mobilizado atenções em torno dos cem anos do início da Primeira Guerra Mundial. Neles, é frequente o destaque ao fato de essa guerra ter sido um marco na história mundial dos conflitos em grande escala. Afinal,

 

a)      nunca antes uma guerra tinha sido travada simultaneamente em terra e no mar, o que causou um verdadeiro pânico nas regiões costeiras de muitos dos países nela envolvidos.

b)      foi nela que, pela primeira vez, empregaram-se recursos tecnológicos para fins militares que amplificaram significativamente a capacidade destrutiva da guerra, a envolver, inclusive, um número incomum de populações civis.

c)      jamais qualquer guerra tinha conhecido a utilização de bombas atômicas, como as que foram usadas na Primeira Guerra Mundial.

d)      ela foi diretamente responsável pela polarização do mundo em dois blocos de ideologia política conflitante, com a chamada “Guerra Fria”.

e)      foi a mais mortal de todas as guerras da história da humanidade, bem como a que envolveu o maior número de países.

 

 

03 - (IFRS/2015)  

Há 100 anos, iniciava uma das mais sangrentas batalhas entre povos no mundo. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) causou milhões de mortes e muita destruição na Europa. Todo esse terror provocado pelo homem levou, no final da guerra, também à fragmentação espacial da Europa e à formação de novos Estados-Nação.

 

Os Estados-Nação que surgiram após a Primeira Guerra Mundial foram

 

a)      Polônia, Suécia e Noruega.

b)      Tchecoslováquia, Romênia e Bulgária.

c)      Lituânia, Bulgária e Albânia.

d)      Noruega, Finlândia e Suécia.

e)      Letônia, Finlândia e Estônia.

 

 

04 - (UNIMONTES MG/2015)  

O Tratado de Versalhes foi imposto à Alemanha pelas potências vitoriosas na Primeira Grande Guerra Mundial. Acerca desse tratado, marque com a letra C (CORRETA) ou com a letra I (INCORRETA) cada uma das afirmativas.

 

(   )    O Tratado de Versalhes incorporou integralmente o programa de paz apresentado pelo presidente norte-americano Wilson, que previa uma “paz sem vencedores”.

(   )    O Tratado de Versalhes considerou a Alemanha culpada pela guerra, criando uma série de determinações que visavam enfraquecer e desmilitarizar o país.

(   )    O Tratado de Versalhes levou a Alemanha à perda de 1/7 do seu território e praticamente 1/10 de sua população, além da perda de suas colônias e da desmobilização de grande parte de seu exército.

(   )    O Tratado de Versalhes oficializou a criação da Liga das Nações, que incorporou, desde seu início, as potências vitoriosas, a Rússia e a Alemanha derrotada.

 

A sequência CORRETA é:

 

a)      I, C, C, I.

b)      I, I, C, C.

c)      C, C, I, I.

d)      C, I, I, C.

 

 

05 - (ESPM/2015)  

Foi um período caracterizado por rápidas investidas. Os alemães invadiram a Bélgica, cuja resistência heroica, notadamente em Liège, possibilitaria a plena mobilização dos franceses e dos russos. Apesar dos esforços franceses, 78 divisões germânicas armadas com artilharia pesada chegaram às vizinhanças de Paris. Graças à extrema habilidade do general Joffre, os alemães foram obrigados a recuar até o vale do Rio Marne, onde em setembro foi disputada a primeira batalha do Marne com a participação de 2 milhões de homens.

(Luiz Cesar Rodrigues. A Primeira Guerra Mundial)

 

A primeira batalha do Marne tratada no texto deve ser relacionada com:

 

a)      a Blitzkrieg, estratégia de guerra alemã que combinava o rápido avanço de tropas de infantaria com o apoio aéreo e de blindados;

b)      a guerra de trincheiras, cenário que dominou todo o curso da Primeira Guerra Mundial;

c)      a guerra de movimento, adotada no início da Primeira Guerra Mundial pelos alemães, estratégia que fazia parte do chamado Plano Schlieffen;

d)      a primeira batalha em que se registrou o emprego do gás como arma, recurso utilizado pelos alemães;

e)      o sucesso do plano escolhido pelos alemães para derrotar rapidamente a França, pois com a vitória na Batalha do Marne os alemães conquistaram Paris.

 

 

06 - (ESCS DF/2015)  

O ano de 2014 assinala o centenário do início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A racionalidade tecnológica havia produzido a mais devastadora das guerras que a humanidade conhecera, oferecendo aos combatentes uma capacidade de extermínio com extraordinária eficiência. Além dos milhões de mortos e feridos, o conflito inaugurou a era do massacre e facilitou a propagação de doenças, uma das quais chegou ao Brasil, onde fez milhares de vítimas, de pessoas simples ao presidente da República. Essa doença ficou conhecida como

 

a)      gripe espanhola.

b)      paralisia infantil.

c)      meningite asiática.

d)      sarampo irlandês.

 

 

07 - (UEPA/2015)  

A humanidade sobreviveu. Contudo o grande edifício da civilização desmoronou nas chamas da guerra [...] Para os que cresceram em 1914 o contraste foi tão impressionante que se recusaram a ver qualquer continuidade com o passado. Paz significava “antes de 1914”. [...] depois disso veio algo que não merecia esse nome. Era compreensível. Em 1914 não havia grande guerra fazia um século.

(HOBSBAWM, Eric. A Era dos extremos: o breve século XX (1914- 1991).
São Paulo: Companhia das Letras, 2ª Edição, 1995, p.30-31.)

 

Do conjunto de mudanças mundiais decorrente do conflito mencionado no texto, destaca-se a/o:

 

a)      transformação do mapa-múndi, que incorporou ao desenho da Europa uma nova geopolítica, fruto das deliberações e dos tratados dos países vencedores.

b)      concepção de fronteira, que se tornou sinônimo de conflito armado em regiões onde o sentimento de orgulho étnico e de revanchismo foi superado.

c)      conceito de humanidade, que passou a associar a ideia corrente de superioridade racial aos projetos nacionalistas de regimes totalitários.

d)      ideia de civilização, que incorporou o conceito cristão de igualdade, pelo qual a paz pressupunha a não intervenção nas nações amigas.

e)      definição de Estado, que abandonou as práticas autoritárias de regimes totalitários rejeitando possíveis comparações com o passado imperialista.

 

 

08 - (UFPEL RS/2014)  

Em 11 de novembro de 1918, os alemães assinavam o armistício que colocava fim à Primeira Guerra Mundial. No ano seguinte, em 1919, o Tratado de Versalhes impunha obrigações para a Alemanha:

 

I.       A devolução para França dos territórios da Alsácia-Lorena.

II.      Uma aliança obrigatória com a Itália e o Japão.

III.     A redução do exército alemão para 100 mil soldados e proibição de força aérea.

IV.     O desenvolvimento do trabalho humanitário em suas colônias africanas.

V.      A cedência de parte de seus navios mercantes à Grã-Bretanha e à França.

 

Dentre essas obrigações, estão corretas

 

a)      apenas a I e a III.

b)      apenas a I e a V.

c)      apenas a I, a III e a V.

d)      apenas a I, a IV e a V.

e)      apenas a II, a III e a IV.

f)       I. R.

 

 

09 - (UECE/2014)  

O ano de 2014 será marcado pelos 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial, conflito que envolveu, inicialmente, as maiores potências europeias e trouxe, ao final, mais de 9 milhões de combatentes mortos e outros tantos incapacitados e feridos; ainda hoje é difícil precisar o número de mortes em virtude de doenças e da fome que se espalharam por todos os países envolvidos no conflito.

Sobre este conflito armado que pôs fim à época da “Belle époque” europeia, pode-se afirmar corretamente que

 

a)      foi desencadeado pela Anschluss, a anexação da Áustria pela Alemanha, em 1938.

b)      teve como fator causador a tomada do poder na Rússia pelos Bolcheviques, em 1917.

c)      se deu como consequência das disputas imperialistas e da formação de alianças políticas na Europa, desde o séc. XIX.

d)      resultou da acirrada disputa por influência política e econômica entre as duas superpotências: EUA e URSS.

 

 

10 - (Fac. Direito de Sorocaba SP/2015)  

Como explicar a Grande Guerra? O que fez os paíseseuropeus deflagrarem um conflito que os levaria à ruína? Uma das explicações mais conhecidas, em 1916, é a do líder bolchevique russo Vladimir Lênin, que afirmava que a formação de grandes empresas monopolistas era o fundamento do imperialismo – a fase superior do capitalismo. O resultado, no entanto, era o surgimento de rivalidades entre os países capitalistas avançados.

(Ronaldo Vainfas et al, História)

 

O final da “Grande Guerra” pode ser relacionado à eclosão da Segunda Guerra, porque

 

a)      o desmantelamento dos Impérios Alemão, Britânico e Russo alimentou o nacionalismo, impedindo a formação de países estáveis.

b)      a atuação pacifista da ONU não garantiu o respaldo das elites europeias, interessadas nos lucros das indústrias de armas e medicamentos.

c)      o revanchismo anglo-francês em relação às conquistas alemãs desencadeou conflitos localizados, que culminaram na guerra total.

d)      a prosperidade econômica norte-americana gerou a Crise de 1929, permitindo que a União Soviética avançasse na Europa Oriental.

e)      o ressentimento alemão com os tratados de paz criou condições para a ascensão do nazismo, com sua política expansionista.

Please reload

© 2015 por História em Foco. Orgulhosamente criado por Jonatas Alexandre

  • Grey YouTube Icon
  • Instagram - White Circle
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W